Nossa história


A história do Sintrasaúde Santos, confunde-se com a história do Sindicalismo na Baixada Santista, pois foi, e ainda é um sindicato de vanguarda na luta pelos interesses dos trabalhadores.


Breve histórico do SINTRASAÚDE

77 anos de existência


Em de 10 de maio de 1939, após longa batalha dos incansáveis trabalhadores da Saúde, iniciada com a fundação da ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES DOS ENFERMEIROS DE SANTOS, no ano de 1928, o MINISTÉRIO DO TRABALHO INDÚSTRIA E COMÉRCIO concedeu Registro Sindical ao então SINDICATO DOS ENFERMEIROS, reconhecendo essa entidade sindical como representante de todos os trabalhadores em hospitais de Santos.

O primeiro presidente eleito do Sindicato foi o Sr. IZACK DE OLIVEIRA, dinâmico dirigente, sindicalista reconhecido à época por sua luta em favor dos trabalhadores. Mesmo diante das grandes dificuldades, Izack conseguiu, juntamente com sua diretoria, manter o sindicato em pleno funcionamento, lutando por jornada de trabalho reduzida e salários dignos.

Ao longo do tempo, grandes lideranças sindicais assumiram a diretoria do Sindicato e trabalharam para garantir direitos que, com o advento da CLT, conseguiram manter benefícios como Jornada de Trabalho, Adicional Noturno, Descanso Semanal Remunerado e tantos outros que foram sendo melhorados ou aperfeiçoados.

No ano de 1984 houve uma alteração Estatutária, mudando o nome para Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde, tendo como base os Municípios de Santos, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, São Vicente, Litoral Norte e Sul do Estado de São Paulo. Em nova alteração Estatutária para adaptar a entidade às normas atuais, a razão social do sindicato passou a ser SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE SANTOS, SÃO VICENTE, GUARUJÁ, CUBATÃO, PRAIA GRANDE, MONGAGUÁ, ITANHAÉM, PERUÍBE, ITARIRI, PEDRO DE TOLEDO, MIRACATU, IGUAPE, CANANÉIA, PARIQUERA-AÇU, BERTIOGA, SÃO SEBASTIÃO E ILHABELA – SINTRASAÚDE.

Grandes lutas tiveram de ser travadas para que os trabalhadores da saúde fossem reconhecidos.

Tivemos a greve dos trabalhadores da Santa Casa, em 1961, com a participação de todos os Sindicatos da cidade de Santos numa época conturbada, próxima da Revolução de 1964, quando os Sindicatos ficaram submissos ao Governo Militar.

Em 1983, houve o fechamento da Santa Casa de Santos e os trabalhadores ficaram sem receber durante nove meses.

Em 1990 ocorreu movimento grevista nos hospitais Ana Costa e Beneficência Portuguesa que durou dez dias, culminando com a vitória dos trabalhadores.

Em 1993, outra greve, desta vez no hospital de Praia Grande, na oportunidade a diretoria do Sindicato conseguiu vencer os patrões em julgamento no Tribunal Regional do Trabalho.

Em 2003 houve o fechamento do Hospital São José de São Vicente e a Diretoria do Sindicato, com a participação efetiva dos Trabalhadores, conseguiu a reabertura do hospital e consequentemente a garantia de emprego de seus representados.

Recentemente, em 2015, houve o movimento no Hospital Municipal de Cubatão que era administrado pela Pró-Saúde e passou para uma Organização Social que assumiu o contrato de trabalho dos empregados mas não pagou o reajuste de salário conquistado no mês de outubro, data-base da categoria, além de efetuar o pagamento dos salários constantemente atrasados.

O SINTRASAÚDE atualmente tem como Presidente o Dr. Paulo Pimentel, incansável defensor dos trabalhadores da saúde, reconhecido por seu trabalho não só no meio sindical, como em todas as questões que envolvam a população em geral.